quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curiosidades sobre o casamento

A cerimônia do casamento
A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga. O ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição.

Foi em Roma que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

As Alianças
Você sabia que o uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração?

Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Vestido de Noiva
O vestido branco para o casamento, que foi adotado em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert.

A rainha Vitória pediu-o em casamento, porque naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, a rainha não teve outra alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento.

Véu da Noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.

As flores do caminho
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e que teria mais carinho para dar ao marido.

Bouquet de noiva
Os primeiros bouquets de noivas incluiam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos.

As flores tinham, cada uma, seu significado:
hera representava fidelidade;
lírio a pureza;
rosas vermelhas o amor;
violetas a modéstia;
não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro;
flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

A tradição de ter padrinhos
A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.

O padrinho era tido como um Guarda-Costas.

A Posição do noivo e da noiva
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada e proteger sua amada.

Chá de cozinha
Há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha. porque um pobre moleiro holandês ficou
apaixonado por uma rica donzela.

O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois.

Os amigos do moleiro organizaram, então, uma festa improvisada, antes do casamento onde numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa.

Iniciando assim a tradição dos amigos
colaborarem na montagem da casa nova.

Chuva de Arroz
É um ritual chinês.

Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, vem da Antigüidade.

A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Lua de Mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura.

Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês
(de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado.

Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".

Fonte: Agenda dia a dia dos noivos

Nenhum comentário: